Churrasco é sempre muito bom. Menos quando vem acompanhado de muita fumaça. O cheiro impregna na roupa de todo mundo, nos cabelos e até na casa toda.
A primeira coisa a fazer, pra ter a melhor experiência com o churrasco com mínima produção de fumaça, é escolher o tipo de churrasqueira mais adequado ao seu espaço além da conveniência que deseja. Churrasqueiras a gás são muito boas para evitar fumaça, mantendo o churrasco ainda mais suculento e no ponto que deseja. Ainda assim, recomendamos que se tenha uma coifa para exaustão.
Se você faz questão da tradicional churrasqueira a carvão, também deve considerar uma coifa e chaminé planejada, e escolher um tipo de carvão de melhor qualidade como, por exemplo, o ecológico.
Para o dimensionamento da chaminé, é necessário entender o projeto, se terá desvios e interferências, e verificar a necessidade de um motor. Muitas vezes, podemos utilizar a exaustão natural.
Além disso, você pode diminuir ainda mais a emissão de fumaça na churrasqueira adotando diversos cuidados no preparo do seu churrasco que explico mais adiante.
Antes vamos entender de onde vem toda essa fumaça.
O que causa isso?
Quando a gordura da carne entra em contato com o fogo, é certeza: lá vem fumaça. Por isso, vale a pena diminuir esse contato com alguns acessórios, como as grelhas argentinas usadas nas churrasqueiras. Mas muitas vezes a causa está na chaminé que foi mal dimensionada.
O problema da chaminé pode ser ocasionada por uma saída estreita por onde escapa a fumaça. Também é possível que a altura esteja onde há muito vento ou próxima a volumes, como árvores ou a uma construção vizinha.
Mais dicas para ter um churrasco sem fumaça
Anote também essas boas dicas para que você diminua ao máximo a fumaça:
1. Escolha sempre uma churrasqueira e coifa de qualidade.
A tecnologia está aí pra te servir. Por isso, uma churrasqueira e uma coifa de alto nível faz toda a diferença. Seja a carvão ou a gás, cada ponto da churrasqueira deve ser pensado para proporcionar a melhor experiência para o seu churrasco. E as coifas, quando bem projetadas, trazem o formato ideal para sua exaustão. As churrasqueiras e coifas by Construflama são incomparáveis. Une design e inovação em todos os produtos.
2. Escolha um carvão tipo briquete ou ecológico
O briquete é feito de um material chamado de compensado, é uma mistura de sobras do processo de fabricação do carvão convencional com caieiras, cascas de coco e outros tipos de fibras que, ao final, adiciona-se um aglutinante à base de fécula de mandioca. São prensados em tabletes, por isso, chamados de briquetes de carvão. Esse tipo de carvão mantém bons níveis de braseiro e calor com baixa emissão de fumaça além da capacidade de queimar de forma uniforme por mais tempo. No início, pode até fazer um pouco de vapor nas chamas, mas, quando ela estive estabilizada, emite menos fumaça.
3. A grelha de canaleta ajuda muito a diminuir a fumaça da churrasqueira
Como a grelha recolhe a gordura, evitando o contato com o fogo, a fumaça diminui. Esse tipo de grelha também é chamada de argentina.
4. Se usar lenha, não use uma só
Para obter um fogo forte e com pouca fumaça na churrasqueira, você deve usar várias lenhas, uma em contato com a outra. Uma lenha sozinha faz fumaça sendo indicada para defumar e dar sabor a carne. A Parrilla by Construflama é o produto recomendado, caso prefira usar lenha.
5. Use sal grosso no carvão
Pensou que era só pra afugentar mau-olhado? O sal grosso em contato com um carvão de boa qualidade reduz muito a fumaça. O álcool gel também ajuda, mas não recomendamos pelo risco de provocar acidente.
6. Óleo de cozinha também ajuda a reduzir a fumaça
Faça uma pequena taça de papel-toalha e encha com óleo de cozInha. Coloque sobre o carvão e acenda normalmente a churrasqueira. O óleo vai escorrer lentamente, portanto, ajudando a minimizar a produção de fumaça na churrasqueira.
Se você tem mais dicas para diminuir a fumaça, conta pra gente. Esse espaço é de todos que amam um bom churrasco.
Aproveite para assistir o playlist Especial Parrila, Código da Carne com Gustavo Galindo para saber mais sobre como fazer costela suína, bovina e bife ancho com batata grelhada.